Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Há 26 anos, seita anunciava que Deus apareceria no Texas

Em 1998, uma seita de Taiwan chamou atenção nos Estados Unidos ao anunciar que Deus apareceria na TV; seu líder era Hon-Ming Chen, também conhecido como "Professor Chen"

Éric Moreira Publicado em 28/04/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hon-Ming Chen durante conferência do grupo Chen Tao - Reprodução/Vídeo/YouTube/@APArchive
Hon-Ming Chen durante conferência do grupo Chen Tao - Reprodução/Vídeo/YouTube/@APArchive

De tempos em tempos, vemos em vários lugares do mundo o surgimento e movimentação de grupos religiosos que acabam se envolvendo em atividades no mínimo suspeitas. Casos famosos são Claude Vorilhon, o "profeta alienígena" Raël, a "deusa mãe" Amy Carlson e até mesmo a seita de Charles Manson, que se envolveu no polêmico assassinato de Sharon Tate.

Há 26 anos, em março de 1998, uma seita que se formou em Taiwan chamou atenção nos Estados Unidos, depois de seu líder e seus seguidores se mudarem para Garland, no Texas, e aguardarem a aparição de Deus que viria em um disco voador. Porém, esta é apenas uma das estranhas afirmações que o grupo Chen Tao (que pode ser traduzido para "Caminho Verdadeiro") fez.

+ Veja 5 vezes em que as pessoas imaginaram o fim do mundo

Igreja da Salvação de Deus

Conforme noticiado na época pela CNN, os 150 membros da Chen Tao (ou também chamada de "Igreja da Salvação de Deus") venderam tudo que tinham em Taiwan para viver em Garland, porque acreditavam que aquela poderia ser "a terra de Deus". Eles chamavam certa atenção por se vestirem inteiramente de branco, desde os tênis até os chapéus.

Um fato curioso é que os membros da seita acreditavam que Deus voltaria à Terra em uma espécie de disco voador. Por isso, eles até mesmo construíram algo que supostamente deveria ser uma nave espacial, com pneus, madeira e alguns postes de iluminação.

Além do mais, eles também haviam preparado um santuário completo com frutas, refrigerantes e biscoitos, e costumavam passar seu tempo orando e se preparando para o fim daquele mês de março. Isso porque, conforme alegava o líder do culto, Hon-Ming Chen — também chamado pelos membros de Professor Chen —, naquele dia 31, Deus retornaria e assumiria a forma de um ser humano: ele próprio.

Hon-Ming Chen, líder da seita Chen Tao, ao lado de duas crianças / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@APArchive

Um ex-professor de ciências sociais, Chen frequentemente era acompanhado por dois jovens, que ele alegava serem as reencarnações de Jesus e de Buda. Além disso, ele disse ter sido pai de Jesus há 2 mil anos, e conversava com o próprio Deus espiritual através de um anel de dedo.

Retorno de Deus

Segundo os membros do culto, Deus apareceria pela primeira vez, antes de seu retorno definitivo, no dia 24 de março de 1998, dando as caras no Canal 18 em aparelhos de televisão de todo o mundo, exatamente a meia-noite. Depois, no dia 31, às 10hrs, Deus retornaria na forma de Chen, e todo o grupo seria levado em naves espaciais disfarçadas de nuvens, segundo a Business Insider.

No ano anterior, outro grupo religioso bem parecido, o Heaven's Gate, chamou grande atenção na mídia americana, depois que os 39 membros cometeram suicídio quando Deus não retornou como eles acreditavam que retornaria. Porém, na época do Chen Tao, Hon-Ming Chen tranquilizava a todos sobre isso: "Deus nos proíbe de machucar até mesmo uma formiga", então eles não cometeriam um ato semelhante.

Porém, em vez de punir a todo o grupo, Chen disse que, caso Deus não aparecesse conforme previa, ele se disponibilizaria para ser apedrejado ou crucificado, e todos os seus seguidores estariam livres para retornar a suas casas. Além disso, todos poderiam considerar as crenças do Chen Tao como absurdas.

Hon-Ming Chen e um de seus seguidores que seria reencarnação de Jesus ou Buda / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/中天電視

Profecia falha

Depois que o retorno divino previsto não aconteceu, o grupo ficou, a primeiro momento, confuso. Foi divulgado na época que Chen realmente se ofereceu para ser apedrejado ou crucificado, mas ninguém aceitou a oferta; e em sequência, o grupo rapidamente desmoronou.

Imediatamente após o fim de março, parte dos membros teve que retornar a Taiwan por conta de problemas com o visto, levando dois terços do grupo a abandonar o movimento.

Posteriormente, os restantes se mudaram para Lockport, em Nova York, onde continuaram com seu estilo de vida mais pacífico, vestidos de branco, mas agora afirmando que uma guerra entre China e Taiwan proporcionaria um holocausto nuclear — e então Deus retornaria em um avião para salvá-los. Isso teria ocorrido em 1999, mas a data foi revisada posteriormente, e o grupo perdeu sua relevância.